BIO
RODRIGO MIRANDA


Rodrigo Miranda é da segunda geração de grafiteiros de Porto Alegre. Ainda adolescente, conheceu o Hip Hop através do skate e encontrou no graffiti clássico sua forma de expressão. Há 20 anos formou a crew Beco-RS com Erick Citron, uma parceria
que se criou nas ruas e ainda marca os muros da cidade com
seu estilo autêntico e olhar crítico. Ao adotar o nome da Crew, Rodrigo passou a expressar a força do ato coletivo e a reverenciar os laços afetivos que vibram além dos papéis, além da forma.
Auto-didata, desde pequeno desenhava. Rodeado pelas pichações da cidade, não demorou a deixar suas primeiras tags pelo bairro que frequentava. Seu apelido Careca nasceu por causa do cabelo raspado, uma forma de manter o anonimato
entre os mais velhos e ser reconhecido pelos mais jovens. Suas tags e bombs evoluíram até chegar às complexas letras wildstyle e murais. Rodrigo entende que a arte transforma o meio em que vive. E em um país onde 93% da população nunca foi à uma exposição, ele prefere ver suas obras nas ruas do que em galerias. Essa é a sua base e a partir daí segue sua busca eterna como artista.
Hoje suas técnicas se diversificam em spray, stencil, pincel, rolinho, latex, lápis e cortes em madeira. Quando não se expressa nos muros, trabalha com diferentes estilos de artes manuais e desenhos digitais. Além dos painéis, faz telas por encomenda, decoração ambiente, cenografia em festivais de arte, cultura e sustentabilidade, customização de objetos e veículos, colabora numa linha de produtos para a marca Hocks skate e desenvolve projetos multimídia.
Apesar de pessoal e independente, sua arte não está encerrada em si mesma. Ela nasce da intenção do artista e se transforma no olhar do outro, estimulando idéias, questionamentos e diálogos. Desse encontro surgem as subjetividades que movem o mundo.
TRABALHOS

GRAFFITI
Rodrigo nasceu em meio ao caos do espaço urbano. Suas primeiras telas foram os muros do bairro de Santa Cecília, em Porto Alegre. Careca, como assina seus murais, começou de forma transgressora e tem amor por suas raízes, os movimentos culturais criados nas ruas.

CENOGRAFIA
Dono de um estilo ímpar, que mistura técnicas de graffiti, tecidos e uma nova linguagem de sobreposição de peças de madeira, Rodrigo Miranda logo se tornou referência no Brasil. Seus projetos são exclusivos e variados, pensados para cada evento.

DECORAÇÃO AMBIENTE
A decoração ambiente é um
trabalho feito em residências e estabelecimentos comerciais, abrangendo ambientes internos e externos. Esses projetos artísticos, que podem ser autorais ou personalizados, também incluem a customização de objetos e veículos.

DIGITAL ART
Entendiado com o papel e a tela, Rodrigo mergulhou na arte digital.
E ali encontrou um portal de infinitas possibilidades para soltar mais a sua imaginação dentro de elementos que não dominava com o spray, ampliando seu conhecimento e técnica.

CANVAS
As telas vieram como um braço
do graffiti e são apenas mais uma superfície em branco para expressar a sua arte. Geralmente utiliza spray, stencil e canetas nas suas obras,
mas também tem experiência com aerografia, outras tintas e pincéis.

HOCKS PROJETO ARTE
A Hocks é uma marca de skate desenvolvida por skatistas. Pensando nessa fusão entre o rap, o graffiti e o skate, em 2010 lançou uma parceria com artistas independentes como Rodrigo, que hoje assina sua própria coleção.