BIO
RODRIGO MIRANDA
Rodrigo Miranda é da segunda geração de grafiteiros de Porto Alegre. Ainda adolescente, conheceu o Hip Hop através do skate e encontrou no graffiti clássico sua forma de expressão. Há 20 anos formou a crew Beco-RS com Erick Citron, uma parceria
que se criou nas ruas e ainda marca os muros da cidade com
seu estilo autêntico e olhar crítico. Ao adotar o nome da Crew, Rodrigo passou a expressar a força do ato coletivo e a reverenciar os laços afetivos que vibram além dos papéis, além da forma.
Auto-didata, desde pequeno desenhava. Rodeado pelas pichações da cidade, não demorou a deixar suas primeiras tags pelo bairro que frequentava. Seu apelido Careca nasceu por causa do cabelo raspado, uma forma de manter o anonimato
entre os mais velhos e ser reconhecido pelos mais jovens. Suas tags e bombs evoluíram até chegar às complexas letras wildstyle e murais. Rodrigo entende que a arte transforma o meio em que vive. E em um país onde 93% da população nunca foi à uma exposição, ele prefere ver suas obras nas ruas do que em galerias. Essa é a sua base e a partir daí segue sua busca eterna como artista.
Hoje suas técnicas se diversificam em spray, stencil, pincel, rolinho, latex, lápis e cortes em madeira. Quando não se expressa nos muros, trabalha com diferentes estilos de artes manuais e desenhos digitais. Além dos painéis, faz telas por encomenda, decoração ambiente, cenografia em festivais de arte, cultura e sustentabilidade, customização de objetos e veículos, colabora numa linha de produtos para a marca Hocks skate e desenvolve projetos multimídia.
Apesar de pessoal e independente, sua arte não está encerrada em si mesma. Ela nasce da intenção do artista e se transforma no olhar do outro, estimulando idéias, questionamentos e diálogos. Desse encontro surgem as subjetividades que movem o mundo.